Beleza, vamos para um assunto que senti necessidade plena de falar por aqui. Isso é um problema geral que vejo acontecendo em todos os lugares, não apenas no servidor ou coisa do tipo, e sim, de todos os jogos. O objetivo desse texto é te mostrar como que você sofre tentativa de ser enganado o tempo inteiro e nem percebe, tanto para vídeo game, quanto para um computador.
Então…jogar com shaders? Quantos FPS (frames por segundo)? Quanto preciso desembolsar no meu PC para ter um desempenho razoável jogando tanto na rede New Horizon, quanto em qualquer jogo que eu tiver na minha biblioteca? Vamos começar por partes.
O que exatamente gera desempenho?
É a relação entre processamento lógico e gráfico. Explicando como se fosse para uma criança entender: imagine um motorista e um cobrador de ônibus, qual seria a função de cada um? Obviamente que a função do cobrador é apenas trocar o dinheiro dos passageiros pois a maioria das vezes, eles não possuem o preço exato da passagem em mãos; enquanto isso, o motorista literalmente está fazendo o ônibus se locomover no caminho correto.
Ainda nessa analogia, vamos pensar pelo seguinte lado: se o motorista for rápido e eficiente, e conseguir uns 10 passageiros em média em cada ponto de ônibus que ele faz a parada, será que o cobrador aguenta? Imagina 10 pessoas entrando sem parar, cada vez que ele para em um ponto? Vai travar o ônibus, obviamente, porque o cobrador não consegue trocar o dinheiro de tantos passageiros assim tão rápido para que o motorista continue sua viagem.
Mas isso acontece no lado contrário também, se o cobrador for muito eficiente e rápido, mas o motorista for uma tartaruga que custa a sair do lugar e chegar no próximo ponto, vai acontecer o mesmo efeito do ”vice-versa”: o cobrador fica lá, esperando uma eternidade para novos passageiros aparecerem, enquanto o motorista, que é lento igual uma lesma, fica maluco tentando responder à altura, e simplesmente não consegue.
Se a gente puxar essa analogia para o processador e a placa de vídeo, temos exatamente a mesma coisa, apenas em contextos diferentes. O processador é responsável pela parte lógica, ele calcula tudo o que está acontecendo, como: NPCs nascendo, animações dos personagens, efeitos que rolam na tela, qualidade gráfica, etc (já vamos falar sobre isso). Já a placa de vídeo é responsável pela função de pintar quadros de acordo com as informações recebidas do processador. Ou seja, o motorista é o processador e a placa de vídeo, o cobrador.
Agora, vamos entender a diferença entre lag e stuttering.
Lag: O que é?
Nada mais nada menos do que o atraso entre o que o processador está produzindo, e o que a placa de vídeo consegue produzir. Para falar a verdade, não existe um motivo específico para lag, são vários fatores possíveis. Para entender o lag em sua mais pura essência, vamos dar uma breve voltinha no assunto: o que pesa em um jogo.
Vamos dividir entre: polígonos, informações e processamento gráfico bruto.
POLÍGONOS
Tudo que você está vendo de gráficos, não são apenas modelos gerados ali: é feito uma construção absurda em cima daquilo para ter as dimensões que possui, que no caso são altura, largura, e profundidade. Na computação gráfica, são utilizados polígonos para formar um elemento gráfico, como: pedras, vegetação, movimentos e animações dos personagens e do mundo. Quanto melhor for a qualidade dos gráficos, mais polígonos o processador deve processar para enviar as informações para a placa de vídeo pintar o quadro, como mostra no exemplo a seguir:
Mas aí que está a questão: adianta do que o processaodor suportar processar tudo, e a placa de vídeo não conseguir acompanhar isso na hora de pintar os quadros? Agora, vamos para a parte de informações.
INFORMAÇÕES
Sem informação não existe processador. Afinal, tá literalmente escrito no nome ”processador” que ele foi feito pra PROCESSAR (alguma dúvida até aqui?), e então, como já sabemos disso…que que ele tá processando? Simplesmente: informações. Eu não vou entrar tanto assim no assunto porque já estaríamos entrando em ciência da computação e o objetivo aqui é só entender a respeito de lag, mas de forma resumida, os processadores nada mais são do que grandes calculadoras de informações a todo instante.
Quando estamos jogando, na verdade, o que está acontecendo é que o processador está calculando tudo o que acontece dentro do jogo, desde simples movimentos dos personagens, até mesmo as folhas que caem das árvores e todos os polígonos que, quando processados e enviados para a placa de vídeo, formam o cenário dos jogos que estamos acostumados a ver. É por isso que não dá pra rodar um jogo em 4K num computador mais barato: ele não consegue processar tantos polígonos e tantas informações ao mesmo tempo durante o jogo, e acaba gerando o famoso e lendário LAG.
PROCESSAMENTO GRÁFICO BRUTO
Abra o paint no seu computador, desenhe quatro quadrados e pinte cada um de uma cor. Fácil né? Agora diminua esse quadro para virar apenas um micro ponto no meio da tela…e multiplique por 1920? Ficou difícil, né? Pois é, isso é processamento gráfico. O processador (motorista), pode estar livre, leve e solto processando todas as informações e montando quadros perfeitos para serem enviados à placa de vídeo…agora quero ver a placa aguentar processar tudo tranquilamente.
Quando você coloca seu jogo em qualidade Full HD, 2.5K ou 4K, você está multiplicando sei lá mais quantas vezes o número de micro quadrinhos que a placa de vídeo precisa pintar para gerar a imagem que você vê no game. É por isso que, mesmo com um processador muito bom, se a placa de vídeo for horrível, não vai adiantar de nada colocar em uma qualidade mais alta, pois ela não consegue processar tantos micro quadrinhos a cada segundo.
É daí que vem a nomenclatura ”frames por segundo”, frames nada mais são do que quadros inteiros processados pela placa de vídeo após receber as informações do processador, agora imagine sua placa de vídeo processando um quadro de milhões de pixels a cada 1 segundo? A fluidez considerada razoável para ter uma experiência minimamente agradável em qualquer jogo é de 30 quadros por segundo: imagina só sua placa de vídeo tendo que processar tudo isso em apenas um segundo?
Claro, não são todos os jogos que exigem tanto assim, muitos deles na verdade são bem leves, pois possuem muito pouca coisa para processar ”na marra”, então rodam a vários quadros por segundo, chegando a duzentos ou mais…é por isso que você consegue assistir um vídeo em 4K no youtube, mas não consegue jogar um jogo na qualidade 4K.
Aí você me pergunta: ”Thiago, mas então por que se tenho uma placa de vídeo boa, ainda assim não consigo jogar bem?”, a minha resposta-pergunta é justamente ”qual o seu processador?”, porque isso é matemática simples: se o motorista do ônibus for rápido e eficiente no mesmo nível do seu cobrador, o trabalho fluirá perfeitamente e será muito eficiente.
Agora, se um deles não conseguir acompanhar o desempenho do outro…a gente já sabe o que vai acontecer. Mesmo que sua placa seja capaz de pintar vários quadros por segundo sem problemas, e processar todos aqueles pixels…seu processador aguenta o tanto de informações a serem calculadas na mesma velocidade?
UMA PASSADA RÁPIDA NAS APUs
Imagina o cobrador e o motorista fazendo a mesma função? Pelo menos na minha cidade já é assim…e nas APUs sempre foi. APU nada mais é do que um processador com gráficos integrados, ou seja, literalmente uma placa de vídeo embutida no processador. São muito comuns principalmente em computadores que não exigem praticamente nada de processamento gráfico, que sejam só um Google ou algum sistema rodando de fundo.
O processador processa tudo e…manda alguns quadros para o gráfico integrado processar, muito poucos quadros porque não são necessários…mas eles estão ali. Computadores assim são muito comuns em estabelecimentos como, sei lá, supermercados e lanchonetes, onde exigem muito mais processar dados do que necessariamente exibir imagens.
Porém, as APUs têm ganhado muita força principalmente no quesito gráfico, pois conseguem processar muitos quadros bons com as tecnologias novas que estão surgindo, então saíram de meros gráficos integrados para realmente placas de vídeo, que obviamente não possuem o desempenho equivalente a placas dedicadas a vídeo, mas conseguem replicar uma boa porcentagem pelo menos.
COMO ESCOLHER UM COMPUTADOR
Agora vamos para a parte final disso: como exatamente escolher um computador bom para jogar? Dentre as centenas de opções no mercado, qual se encaixa na minha configuração ideal para ter uma máquina custo-benefício excelente? Vamos dar uma breve mergulhada no que você precisa entender.
Primeiramente, para rodar Minecraft e jogar na rede New Horizon, você não precisa de muito. Nossos servidores são muito bem otimizados, e não demandam muito de placa de vídeo ou processador. Mas tenha em mente o seguinte: com os sistemas rodando, o que está mais sendo puxado é justamente o processador, graças a todos os eventos que acontecem em tempo real. A placa de vídeo até precisa ser boa, mas o processador pesa mais nesse caso.
Mas para outros jogos, você precisa ter em mente o seguinte: que tipo de jogo que é? É um gráfico 3D, ou mais 2D? Muitos NPCs, animações, vegetação, detalhes? Tudo isso vai pesar na sua decisão final. Se você é do tipo que curte qualquer tipo de jogo, então você precisa de um computador com uma relação custo-benefício boa; se você é do tipo 2D, então um computador com um foco melhorzinho em processador sem pesar tanto na placa de vídeo, já é o suficiente, nesse caso uma APU já resolve o problema; já se você é do tipo 3D, então preste atenção em ambos, pois você precisará de placa de vídeo e processador com desempenhos bons e equivalentes.
Uma sugestão que dou para quem procura um equilíbrio total entre os dois mundos, e não é exigente em relação a gráficos, seria uma APU mesmo. Hoje, enquanto estou escrevendo isso, existem computadores com um Ryzen 5 3400G por menos de R$1.300,00, e já dão conta tranquilamente de rodar jogos em Full HD, não com FPS absurdos, mas entregam uma experiência agradável de jogabilidade.
Para quem já pode investir um pouco mais, considere computadores com no mínimo uma RX 580 ou RX 6600, que já conseguem empurrar até um 2.5K em alguns jogos. Possuem uma ótima relação custo-benefício para quem possui o orçamento mais apertado. Essa combinação pode vir acompanhada de um Ryzen 7 7800X que também está numa faixa boa de preço. Memória RAM é indispensável em todos os casos, deixando bem claro.
Até daria uma opção super simples para jogadores 2D, mas os processadores de hoje em dia, mesmo os mais simples, dão conta do recado tranquilamente até mesmo de jogos 3D. Dito isso, eu pegaria um Athlon 3000G sem medo.
Caso tenham alguma dúvida ou quiserem alguma recomendação específica, podem deixar aqui nos comentários que tento responder todos na medida do possível. Obrigado por lerem e até a próxima!
Leia Também: Servidor para Computador, Celular e muito mais!


